Tuesday, November 25, 2008

Cancro da Mama

Não há mulher que não tema este mal, e não pessoa que não conheça quem não tenha passado por ele.

É do conhecimento de muitos de vocês, que a minha querida avó tá a passar pela luta do cancro da mama, outra vez. 30 anos depois, no mesmo peito, e coincidentemente, com o mesmo médico, a mulher mais influente da minha vida luta contra a doença com um sorriso que cativa até o mais céptico dos seres.

Por outro lado, outra amiga, conhecida D.Manuela, que morava aqui em Bristol com a D.Natália, e trabalhavam lado a lado, defrontou-se ano passado com a doença. Nunca vi ninguém a sofrer assim com uma doença, mas lá fazia a luta diária com a ajuda de todos nós. Devagarinho lá passou... infelizmente meses depois foi detectado outro cancro, desta vez bem mais perigoso, na medula óssea. A D.Manuela voltou a Portugal porque queria morrer ao lado da familia. Todos rezamos e canalizamos as nossas energias na sua recuperação, mas há muito que ela diz que vai morrer. Para nossa tristeza, a Manuela não tem a força de vontade e alegria de viver que todos queremos que ela tenha.

Ontem 2 órgãos deixaram de funcionar. Foi levada de urgência para o hospital, e hoje interromperam-lhe toda a medicação. Descobriram que o cancro se espalhou novamente para a mama, e todo o corpo. Dão-lhe dias de vida...

É triste, o nosso destino. Os nossos pensamentos tão contigo, Manuela. Mesmo sabendo a cruel verdade, continuo a esperar as tuas melhoras.

1 comment:

Mãe Happy said...

Ainda hoje o meu médico me contava a história de uma amiga dele, que há 10 anos, quando amamentava a filha dela, lhe escobriram um cancro de mama (motivado pela amamentação) e que no espaço de dias, tiveram que lhe retirar as duas mamas e ficou proibida de engravidar.
A modos que é uma doença terrível, que mutila e mata tantas mulheres.

Lamento imenso pela tua amiga. Deve ser muito duro, saber que temos a vida por dias... e nem toda a gente tem a capacidade da tua avó... que insiste em nunca perder a alegria de viver e insiste em dar luta à doença! E espero que saia novamente vencedora!

Beijocas